Introdução
Os blogs aparecem muito nos noticiários atualmente. Por exemplo, um repórter informa sua notícia através de um blog ou um blog reporta uma outra face da história. Os blogs também aparecem muito nas revistas.
Mas existe uma boa chance de você nunca ter visto um blog (também conhecido como weblog) ou nunca ter experimentado a blogosfera. O que são blogs? Agora já são milhões deles. De onde eles vieram?
Neste artigo, você terá a chance de entrar no mundo do blog. Você até aprenderá como criar seu próprio blog e como publicá-lo para o mundo.
O que é um blog?
Uma das coisas mais surpreendentes a respeito dos blogs é a sua simplicidade.
Imagine um "site normal da Internet". Ele geralmente tem uma página inicial com links para muitas subpáginas, que mostram mais detalhes. O site HowStuffWorks é assim, com milhares de páginas de informação, todas organizadas em uma página inicial. Um pequeno site comercial segue o mesmo formato, pois poderá ter uma página inicial e cinco ou dez subpáginas. A maior parte dos sites tradicionais segue esse formato. Se o site for pequeno, ele é uma espécie de folheto online. Se for grande, é como se fosse uma enciclopédia eletrônica.

Um site normal da Internet tem uma página inicial, que faz conexão com as subpáginas dentro dele. O site CNN.com é um exemplo típico desse gênero. O site da CNN contém milhares de artigos, todos organizados em grandes categorias. As categorias e todas as histórias mais recentes são acessadas pela página inicial.
Um blog é mais simples:
é normalmente uma página única de dados. Poderão haver arquivos de dados antigos, mas a "página principal" de um blog é tudo o que realmente importa para uma pessoa;
ele é organizado em ordem cronológica inversa, da entrada mais recente para a menos recente;
normalmente é público: o mundo inteiro pode vê-lo;
as entradas de um blog geralmente são de um único autor;
além disso, elas geralmente fazem parte do fluxo de consciência. Não existe uma ordem determinada para elas. Por exemplo, se eu gostar de um link interessante, posso jogá-lo em meu blog. As ferramentas que a maioria dos usuários de blogs usa fazem com que seja incrivelmente fácil adicionar entradas a um blog quando bem entenderem.
O blog normal tem uma página principal e nada mais. Na página principal, há um conjunto de entradas. Cada entrada é um pequeno texto que pode conter links embutidos, direcionados a outros sites, histórias de notícias, etc. Quando o autor adiciona uma nova entrada, ela entra na parte superior, empurrando todas as entradas antigas para baixo. O blog também tem uma barra lateral direita que contém links permanentes, adicionais, para outros sites e histórias. O autor poderá atualizar a barra lateral semanalmente ou mensalmente.
Basicamente, o blog é como se fosse um jornal online ou um diário. O autor pode falar sobre qualquer coisa e sobre tudo o que quiser. Muitos blogs estão cheios de links interessantes que o autor descobriu. Os blogs sempre contêm relatos ou fragmentos de informação que são interessantes para o autor.
Embora os blogs possam ter uma forma completamente aberta, muitos deles têm um objetivo definido. Por exemplo, se o dono do blog estiver interessado em tecnologia, ele poderá ir até a feira 'Consumer Electronics Show' e publicar entradas das coisas que viu lá. Se o dono do blog estiver interessado em uma determinada doença, poderá publicar todos os artigos e todas as pesquisas que encontrar sobre ela. Se estiver interessado em economia, poderá publicar links com artigos que discutem economia e depois fazer comentários sobre esses artigos.
Há pessoas que usam seus blogs simplesmente como um álbum de recortes, uma forma de memória online. Sempre que o autor descobre um link ou fragmento de informação que deseja lembrar, publica no blog. Mesmo que ninguém mais olhe para ele, o blog ainda tem utilidade para o autor, porque é um meio de pesquisa eletrônica que ele pode acessar com um navegador de internet, em qualquer parte do mundo.
Em outras palavras, o blog pode ser qualquer coisa que o autor deseja. O que os blogs têm em comum é a ordem cronológica inversa das entradas.
A blogosfera
Uma das coisas mais fascinantes a respeito dos blogs é a interligação. Existem milhões de pessoas com blogs ativos e os blogueiros tendem a olhar os blogs de outras pessoas. Quando vêem alguma coisa de que gostam nos seus blogs favoritos, fazem comentários sobre eles.
Essa interligação fechada criou um fenômeno conhecido como blogosfera. A blogosfera consiste na interligação de todos os blogs. Quando você entra em um blog da blogosfera, ele sempre terá os links que o conectam aos outros sites dessa interligação. Você pode ficar pesquisando a blogosfera por anos, se gostar desse tipo de coisa.
Muitos leitores de blogs entram na blogosfera e encontram um ou mais blogueiros dos quais realmente gostam. Por exemplo, você pode ter um blog que usa para mantê-lo atualizado com a última tecnologia e um outro para mantê-lo atualizado com as últimas notícias. O blogueiro atua como se fosse um DJ em um programa de rádio, escolhendo histórias, links e/ou recortes, do mesmo modo que o DJ escolhe as músicas. As pessoas que gostam do que o blogueiro seleciona a cada dia voltam para lê-lo praticamente todos os dias. As celebridades também entraram no circuito, criando blogs como um meio de interagir com seus fãs.
Criando seu próprio blog
Código fonte em aberto
O LiveJournal (site em inglês) é feito em um software livre. Isso significa que a maior parte do software usado para criar e manter o LiveJournal está disponível para que qualquer pessoa possa modificá-lo e usá-lo. Existem vários conjuntos de ferramentas que usam o código fonte do LiveJournal, incluindo o GreatestJournal (site em inglês)e o DeadJournal (site em inglês).
Criar seu próprio blog agora é fácil, porque existem conjuntos de ferramentas baseados na Web que gerenciam o seu blog de forma incrivelmente simples - como o Blogger. Você pode criar blogs básicos gratuitamente, e a maioria desses conjuntos de ferramentas tem características adicionais a um determinado custo. Também existem softwares para ajudá-lo a criar e autopublicar seu blog com mais personalidade.
Eu criei o Blog do Marshall Brain (em inglês) usando o Blogger. Criar um blog simples é grátis e leva apenas 5 minutos. Você coloca seu nome, endereço de e-mail e algumas outras informações, depois seleciona a aparência (template) do seu blog a partir de um conjunto de gabaritos padrão. Clique em alguns botões e está pronto.
Agora você pode adicionar as novas entradas ao seu blog. Basicamente, tudo o que você faz é digitar a entrada e apertar o botão "publicar" para lançar a publicação. Você pode editar a entrada quantas vezes quiser, clicando no botão "editar". Quando ficar satisfeito com a nova entrada, você aperta o botão "publicar" para tornar sua entrada visível no seu blog público.
Um dos melhores sites da web que eu encontrei recentemente foi o ExploreMarsNow.com. Eu adicionei uma curta entrada sobre ele no meu blog em aproximadamente dez segundos. A entrada simplesmente diz:
Eu realmente gosto deste site da web: ExploreMarsNow (site em inglês).
É isso! A entrada de um blog pode ser bem simples ou pode ser uma história enorme. Depende de você.
Com o Blogger você tem duas opções de onde hospedagem para o seu blog: ele pode ficar no site de blogs Blogger.com, chamado Blogspot.com. Você cria uma URL personalizada para seu blog e o Blogspot.com executa todo o trabalho de hospedar o seu blog. Por exemplo, o blog do Marshall Brain pode ser encontrado em http://MarshallBrain.Blogspot.com; você mesmo pode hospedar o seu blog em um outro site da Internet. Sempre que você "publica" o seu blog, o Blogger utiliza o FTP para enviar o último código HTML do seu blog para o local escolhido.
A incrível simplicidade de se fazer um blog é uma das coisas que o faz ser tão popular. No entanto, se as palavras não são suficientes para você, muitas ferramentas para blogueiros também permitem publicar fotos, vídeos e arquivos de áudio. Você pode até publicar através do seu telefone celular.
Extraído de Como Tudo Funciona
Nenhum comentário:
Postar um comentário